Peter Greenaway é um diretor que testa os limites. Os limites da linguagem cinematográfica. Os limites que a audiência pode suportar em termos de violência e fetichismo. E o limite dele como realizador estético de cinema.
"Quantos diretores fazem filmes para satisfazer a suas fantasias sexuais?". Esta é uma das perguntas lançadas pelo personagem Philip Emmenthal, uma espécie de alter-ego de Peter Greenaway, no seu filme 8 1/2 Women (Inglaterra, 1999).
"A maioria dos filmes são sobre o que as pessoas não tem: felicidade e sexo. Nós temos os dois", continua a dizer o narcisista Philip, interpretado por John Standing que no filme encarna um pai que confessa ao filho sua insatisfação sexual. Storey (Matthew Delmare), o filho, sugere assim que o pai transforme seu chateau suiço em um bordel. 8 e 1/2 tipos de mulheres seriam escolhidas para corresponder ao arquétipo ideal da fantasia sexual masculina. A freira, a mulher que monta cavalos, a italiana fogosa, a empregada, as japonesas etc. E a meia-mulher literalmente: a mulher sem pernas.
"O cinema tradicional e ortodoxo de Hollywood lida com a nudez de forma limitada, apenas do ponto vista do corpo de uma mulher jovem entre 16 e 30 anos. O que acontece com o resto das outras pessoas?", Greenaway diz nessa entrevista publicada por indieWIRE.
Pergunta - Seus filmes levantam sempre questões sobre o que é a vida. Especialmente A Zed & Two Noughts (Zôo, Um Z e Dois Zeros, Inglaterra/Holanda, 1985) em que há uma certa obsessão pela decadência. Estes heróis estariam procurando localizar a alma para curar a sociedade e a si mesmos dessa ausência de alma. A localização da alma estaria supostamente em algum lugar do corpo físico. Você também tem se perguntado onde se encontra a alma?
Peter Greenaway - Você está procurando me fazer as perguntas certas da maneira mais correta possível. Na minha trilogia inacabada, todos os filmes tratam de certa forma do mesmo assunto. Prospero’s Books (França, Holanda, Inglaterra, Japão, 1991) é sobre os usos e abusos da sabedoria e The Babt of Mâcon (O Bêbe Santo de Macon, Inglaterra, França, Alemanh, Bélgica, Holanda, 1993) sobre os usos e abusos da religião. O terceiro é um projeto que será basicamente sobre necrofilia e sobre a busca e a localização da alma. Na história européia, a alma viajou da barriga, onde os romanos a localizavam, para o coração, onde os cristãos acreditavam ser a sua localização. Acho que agora ela está localizada mais para cima e simultaneamente em algum lugar fora do corpo. A história deste filme acontece durante a Guerra dos 30 Anos, quando a Europa estava cheia de cadáveres e um anatomista procurava pela alma nos corpos mortos. Ele acreditava que a alma podia estar fisicamente localizada em um órgão como o baço ou em uma parte do cérebro. Estava determinado a achar a sua localização exata. Acreditava que assim poderia erradicar a maldade através de uma operação cirúrgica. Mas as pessoas à sua volta também estavam muito interessadas em achar a alma, então elas o enganavam. Homens e mulheres trapaceavam com ele nessa procura. Não elaborei nada mais além disso. Também estou interessado em necrofilia. Queria fazer um filme que se passasse neste período e sobre os problemas desta guerra. Como a guerra é conduzida por homens mais velhos, e temos um número extraordinário de ótimos atores velhos na Inglaterra, eu gostaria de utilizá-los neste filme. Todo o elenco estaria acima de 65 anos e teria que fazer tudo com próteses, já que seria extremamente difícil abrir inúmeros cadáveres com o tipo de orçamento que temos. Assim, a maior parte do filme seria filmado no escuro. Daí, você pode imaginar o que os financiadores pensaram sobre um filme sobre necrofilia com todos os atores com mais de 65 anos e todo filmado no escuro. Não foi possivel levantar o dinheiro ainda. Mas o filme já está no rascunho e o faremos mais cedo ou mais tarde.
Pergunta - Mudando de assunto, o protagonista de 8 1/2 Women é um homem de 55 anos de idade. Eu estou quase certo que você estava perto dessa idade quando realizou o filme.
Greenaway - Eu tinha 57.
Pergunta - No roteiro, você descreve Philip Emmenthal como um homem muito bonito e atraente que lhe diz mais do que o próprio ator que você escalou para o papel. Então quão autobiográfico é este filme?
Greenaway - Eu sou basicamente um inglês, natural de Londres e criado de forma burguesa. Se eu realmente criei um alter ego, ele será maior do que a vida e maior do que nós mesmos podemos nos ver. As circunstâncias e as aventuras que o meu alter ego estará sujeito vão ser mais fantásticas do que aquelas que eu poderia criar para mim mesmo. Algo assim parecido com a relação Fellini/Mastroianni. Fellini não podia trepar com todas as mulheres que ele desejava, então colocou em Mastroianni essa possibilidade.
Pergunta - Existem algumas cenas em 8 1/2 Women que são um pouco chocantes.
Greenaway - Como por exemplo?
Pergunta - Bem, antes de mais nada, o pai e o filho fazem sexo juntos. Então existe uma fala no roteiro, que eu não sei especificar se está no final do filme, sobre um personagem que ama as vaginas e que gostaria que ele pudesse extirpá-las, dessa maneira ele poderia observá-las todas às vezes que ele quisesse. (Philip, depois de uma de sua mulheres cometer suicidio: “É tão terrivel perder a mais bela vagina que eu já vi na vida. Isto não pode ser verdade. A vagina de Palmira é grande e me acaricia e perfuma como se eu estivesse no céu. Ela me segura como se fosse um polvo. Eu me pergunto se poderia extirpá-la e mantê-la? Num congelador, talvez...”)
Greenaway - Mas isso não foi filmado, não.
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
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