Sidney Lumet está com 83 anos. E lança mais um filme, ao mesmo tempo que prepara outro programado para sair em 2009. Mais um filme que se passa em Nova York.
Lumet, para mim (e essa é uma opinião bastante contraditória), é o grande cineasta a representar Nova York. Ele não tem a devoção escancarada de Woody Allen nem a simbiose de Martin Scorsese. Mas Lumet conseguiu durante os anos imprimir em seus filmes as auras que circundavam a cidade em diferentes épocas.
Quem pode deixar de se emocionar com as cenas de abertura de Dog Day Afternoon ("Um Dia de Cão", 1975). As imagens do cotidiano das pessoas do Brooklyn, dormindo na rua, lavando calçadas, saindo do supermercado, são emblemáticas dos anos 70. E a reação do povo ao apoiar o assaltante de banco Sonny, vivido por Al Pacino, é muito representativa daqueles anos de luta para liberdade de expressão e contra o poder instituído.
No seu novo filme, Before the Devil knows You're Dead (2007, roteiro de Kelly Masterson), Lumet está de volta a Nova York. Mais especificamente ao distrito de compra e venda de diamantes de Manhattan. E ele coloca nesse cenário um história de destruição e fatalismo.
A inveja, a ganância e o ciúmes corroem as relações humanas entre membros de uma mesma família até que o patriarca chega à sua conclusão cabal: "O mundo é um lugar mau".
O demônio do título não cabe em grandes monstros ou acontecimentos terríficos. Ele está simplesmente escondido, camuflado, nos pecadilhos que todos cometemos diariamente, movidos por ganância, pressa, desejo ou cobiça. Na história de Masterson, isso termina em assassinato.
E é esse assassinato que será o ponto focal da narrativa do filme. Lumet volta a ele diversas vezes para contar as implicações do crime na vida de diversos personagens.
Os assaltantes são Andy and Hank Hanson (Philip Seymour Hoffman e Ethan Hawke), que decidem roubar a joalheria do pai. Acabam matando um amigo e ferindo a própria mãe.
O grande diretor é aquele que deixa os atores construirem seus personagens. E é exatamente isso que Lumet costura. Tanto Seymour Hoffman quanto Hawke não têm grandes linhas de diálogos nem vão a psicólogos falar de seus problemas, mas no final do filme, todos conhecemos os dois por dentro e por fora através de suas atuações.
Como em Dog Day Afternoon, Before the Devil Knows You're Dead carrega a cidade em cada seqüência. Há uma atmosfera da Nova York dos anos 2000 nas ruas de Manhattan, nas roupas e atitudes dos personagens e na maneira de se fazer negócios.
E o Lumet claustrofóbico de sempre, com suas situações aparentemente sem saída e catastróficas, segue ditando o ritmo desse filme cheio de zigue-zagues e elipses, mas que conta com perfeição uma história universal.
Preste atenção: nas atuações de Seymour Hoffman, principalmente nas cenas em close-up.
Pequena gafe: como todos os bandidos norte-americanos, os irmãos pensam em fugir para o Rio de Janeiro. A esposa de Andy, Gina (Marisa Tomei), lembra o marido de que não há acordo de extradição de criminosos entre os Estados Unidos e o Brasil. Não é verdade, mas não compromete o enredo.
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
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